Amigo-ou-Inimigo



CARTÃO DE CRÉDITO/DÉBITO: AMIGO OU INIMIGO DO POUPADOR?


Cartões de crédito ou débito foram sempre alvo de medo, crenças e críticas. Para que possamos utilizá-los como ferramentas úteis, dentro de nosso consumo na vida diária, devemos entender sua real função.

Primeiramente, devemos observar que o cartão de crédito é um objeto de plástico, sem vontade própria, incapaz de realizar gastos sem governo de seu dono.

O cartão não pode ser culpado por gastos excessivos; ele é uma ferramenta, que pode ser bem ou mal utilizada. Muitas pessoas, entretanto, não conseguem enxergar a diferença entre gastar R$10,00 ou R$ 100,00 no cartão de crédito, porque não manuseiam a quantidade de dinheiro em cédulas e moedas; manusear dinheiro provoca o estímulo mental de raciocínio sobre o gasto que está sendo realizado, já que ao “passar o cartão” trabalhamos com números frios, em vez de quantidades de cédulas que necessitam ser contadas.

Uma forma de evitar esse problema é contar mentalmente a quantia em dinheiro que você está utilizando em seu consumo, de forma a informar seu cérebro o real valor financeiro sendo utilizado naquela aquisição.

Outro problema comum é não acompanhar os gastos no cartão de crédito durante o mês. Isso gera sustos ao consumidor, quando verifica o valor da fatura do cartão a vencer. É algo que ocorre com grande parte da população, quando utiliza incorretamente o cartão de crédito como meio de pagamento.

O kakebo e o cartão de crédito ou débito, em conjunto, podem ser utilizados como forma de evitar os dois problemas citados:
- falta de materialidade das quantias gastas no cartão de crédito ou débito;
- falta de acompanhamento das despesas, levando-nos a gastar mais ao longo do mês do que nossas receitas auferidas.

 Se utilizado corretamente, o cartão de crédito ou débito é um instrumento de controle financeiro muito efetivo. O sistema do cartão registra automaticamente nossos débitos no home banking. Desde que consultemos a fatura, por computador ou celular, parcial e não fechada, com uma frequência menor ou igual que uma semana, isso facilitará o lançamento periódico dos gastos no kakebo. Esse controle deve ser de preferência diário, no máximo semanal, para que nosso acompanhamento de despesas mensais pelas 4 categorias seja efetivo e rápido.

PERGUNTA:
Você e seu cartão de crédito/débito… (Lance a sua opinião nos comentários.)
a. ( ) somos amigos.
b. ( ) estamos em guerra, o cartão está vencendo.
c. ( ) combinamos uma trégua.
d. ( ) apliquei a lei de Highlander, degolei todos e restou somente eu.
e. ( ) Outro: ______
 
#randomscitek
#motivação
#kakebo
#gnukakebo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clarke

  "Existem duas possibilidades... Ou estamos sozinhos no universo ou não estamos. Ambas são igualmente aterrorizantes." Arthur C. ...